Barcelona é a capital da comunidade autônoma da Catalunha e a segunda maior cidade da Espanha. Atualmente, é a cidade mais visitada do país. Numerosos turistas são atraídos aqui por um grande número de monumentos culturais e históricos. Muitos dos marcos de Barcelona são reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio Cultural.
Um bom assistente para turistas na Espanha é o serviço de reserva de carros on-line. Em Barcelona, o custo médio de alugar um carro compacto é de cerca de 13 euros por dia, em Valência - 16 euros por dia.
A história da fundação do Barcelona tem duas opções, mas nenhuma delas é correta. Barcelona foi fundada oficialmente em 15 aC. pelos romanos como um acampamento militar. Sob os romanos, um pequeno assentamento se transformou em uma cidade portuária bastante grande, que até cunhou suas próprias moedas. Os vestígios das muralhas da cidade dessa época sobreviveram até aos nossos dias.
Com o início do declínio do Império Romano, os bárbaros começaram a atacar a cidade, como resultado da que no início do século V a cidade caiu sob o controle dos visigodos. No início do século VIII, Barcelona foi conquistada pelos árabes e permaneceu em suas mãos até 801, quando foi capturada pelo filho de Carlos, o Grande, Luís, após o que Barcelona se tornou a capital do Marco espanhol, que foi governado pelo Conde de Barcelona.
Com o tempo, os condes tornaram-se cada vez mais independentes, e após a unificação de Barcelona e Aragão em 1137, sua influência aumentou muitas vezes. O novo reino recebeu o nome de Aragão, e em pouco tempo conseguiu apoderar-se de um grande território, que incluía Nápoles, Sicília e outros reinos menores. Porém, em pouco tempo, Barcelona começou a declinar, causada pela unificação dos reinos de Aragão e Castela.
Com a abertura da América, concentrou-se quase todo o comércio no tráfego transatlântico, pelo que Barcelona deixou de ser o principal porto de Espanha. No período de 1650 a 1654, uma praga assolou a cidade, resultando na morte de metade da população. A cidade e seus arredores sofreram muito durante a invasão napoleônica, mas no final acabou sendo uma bênção para a cidade, pois depois disso a cidade deixou de ser agrária e passou a ser industrial.
Durante a guerra civil, Barcelona foi capturada pelas tropas de Franco, após o que muitos moradores foram forçados a fugir para a França . Depois disso, a autonomia catalã foi abolida e o uso da língua catalã foi proibido. Mas, apesar de todos os horrores da guerra civil e da opressão numerosa, Barcelona continuou a se desenvolver econômica e culturalmente. Atualmente, a cidade é um importante polo turístico, econômico, financeiro, educacional e esportivo.