Valencia De A a Z

1. Cidade das Artes e das Ciências

Localizado no antigo leito do Rio Turia, este complexo de museus, arte, teatros e um aquário é um símbolo da ambição do século XXI de Valência. Tem como objetivo influenciar o desenvolvimento urbano científico, cultural, de lazer, turístico e econômico. É um lugar para todos e um exemplo de como a cidade abraça seu passado enquanto olha para o futuro com confiança.

A Cidade das Artes e das Ciências foi projetada pelo renomado arquiteto espanhol Santiago Calatrava. É uma visita obrigatória para quem quer ver Valência de um ângulo completamente diferente. Também é um dos lugares mais populares para visitar na cidade. Os meses de verão são um ótimo momento para vivenciar a Cidade das Artes e das Ciências. Não apenas a arquitetura é magnífica, mas também há muitas exposições emocionantes e filmes para escolher.

O l'Hemisferic, que parece um olho aberto para o mundo, abriga um cinema IMAX e um planetário. Outros edifícios incluem o Museu de Ciências Príncipe Felipe - um museu de ciências interativo que se assemelha a um esqueleto de baleia, e o suntuoso Palau de les Arts Reina Sofia, casa de ópera e centro de artes. O ponto mais alto do complexo é a Ponte Assut de l'Or, com 123 metros de altura, que foi inspirada em duas mãos entrelaçadas e coberta com trencadis azul.

A melhor maneira de explorar a Cidade das Artes e das Ciências é participar de um tour guiado. Os guias especializados contarão tudo sobre a história da cidade e destacarão os pontos turísticos de cada edifício. Eles também podem sugerir outras atrações que você talvez não tenha ouvido falar ou tenha passado despercebidas! Um passeio pelo distrito histórico é outra maneira de conhecer a rica cultura de Valência. Aqui, você descobrirá alguns dos prédios mais antigos da cidade em harmonia com a arte de rua moderna e colorida.

É impossível se familiarizar com os pontos turísticos da Espanha em um dia, assim como em uma semana, mas você pode ver o máximo número de lugares novos com a ajuda de um carro alugado em um dos aeroportos do país. Por exemplo, em Valência você pode alugar um carro a partir de 17 euros por dia, em Tenerife - a partir de 18 euros por dia.

2. Parque Turia

O Parque Turia é uma das atrações mais intrigantes de Valência. Criado do leito do rio que inundou a cidade em 1957, o parque é um exemplo moderno fascinante de como a infraestrutura paisagística pode transformar espaços urbanos e conectar comunidades.

O parque é um jardim urbano, completo com áreas de lazer, fontes, trilhas para pedestres, ciclovias e academias ao ar livre. Ele conecta o Parque Cabecera a oeste, a Cidade das Artes e das Ciências ao norte e o bairro à beira-mar de Penya-Roja a leste. Nove quilômetros de caminhos serpenteiam por muros antigos, jardins esculpidos e uma variedade de estilos arquitetônicos. Também há lagos onde você pode alugar pequenos barcos em forma de cisne, e as enormes esplanadas do lado de fora do Palau de la Musica recebem concertos durante todo o ano.

Também há muitas atividades para famílias desfrutarem juntas, incluindo passeios de bicicleta e patins nas longas e planas trilhas. Você verá muitas pessoas passando de segways e bicicletas tandem. O parque também abriga um grande parquinho infantil chamado Branca de Neve. Todo o parque é temático em torno do conto de fadas e as crianças vão adorar balançar, girar as rodas e escorregar nos tobogãs.

Você também encontrará um gigante malabarista, uma estátua de Gulliver amarrado pelos Lilliputianos e uma ponte digna de fotos coberta de vasos de flores. E é claro, o parque está cheio de corredores. Há tantos corredores no parque, que às vezes parece que todos eles são algum tipo de culto estranho ou corredores-zumbis. Pode ser um pouco chocante vir de um país onde correr não é popular, mas em Valência é um estilo de vida. E provavelmente está ajudando a prolongar a vida dos residentes da cidade.

3. Praias

As praias de Valência - conhecidas como playas ou platges em espanhol - são uma das atrações naturais mais deslumbrantes da cidade. Desde trechos movimentados cheios de adoradores do sol até costas mais calmas com enseadas rochosas, há praias para todos os gostos.

Praia de Pinedo

Ao norte da cidade, essa linda extensão com Bandeira Azul é o sonho de todo amante da natureza, com dunas, fauna protegida e vistas deslumbrantes do skyline da cidade. Além disso, é uma das únicas praias em Valência onde cães são permitidos e possui uma área nudista (à direita ao passar pelo caminho principal).

Alternativamente, dirija-se à vizinha La Devesa, também dentro da primeira área de transporte e facilmente acessível pelo ônibus 25. Essa imensa praia de areia é uma das melhores opções para famílias e possui tudo o que você precisa para um dia de relaxamento tranquilo, desde redes e espreguiçadeiras até chuveiros e alguns restaurantes. Também é uma boa opção para pessoas com mobilidade limitada, com uma grande área acessível para cadeiras de rodas.

Outra ótima opção é Playa del Cabanyal, um local popular para os moradores se desconectarem e aproveitarem o sol, com quilômetros de litoral de areia fina para escolher. Aqui, você encontrará vários serviços, incluindo bares de praia, opções gastronômicas, postos de segurança da Cruz Vermelha e muito mais. É um ótimo lugar para experimentar a tradicional horchata valenciana também! Também é uma curta caminhada até o adorável e próximo Parque Natural La Albufera, onde você pode explorar áreas úmidas e observar a vida selvagem a pé ou de barco.

4. Tapas

Embora a ideia de tapas esteja mais associada a Madrid e Barcelona, os valencianos também adotaram essa adorável tradição. E há muitos bares excelentes na cidade onde você pode experimentar uma ampla variedade de receitas locais.

Você pode começar a noite com as clássicas patatas bravas, um prato feito de batatas sem casca cortadas em pequenos pedaços e fritas até ficarem douradas. A receita tradicional geralmente é temperada com sal e pimenta, mas você pode adicionar alho ou pimenta para um toque extra.

Outra ótima opção é um prato de pimientos de padrón, uma especialidade local que consiste em pimentões verdes pequenos fritos em azeite e polvilhados com sal marinho grosso. Alguns desses pimentões são suaves, enquanto outros são bem picantes. Essas delícias saborosas são melhores apreciadas em um barzinho local pequeno, onde a atmosfera é tão simples quanto a comida - iluminação fria e alguns bancos de bar.

Outros pratos tradicionais valencianos que você pode experimentar incluem lulas fritas em massa e esgarraet, um prato feito de bacalhau desfiado marinado em uma mistura picante de azeite, alho, suco de limão e pimentões vermelhos assados picados. A sinfonia de sabores resultante é melhor apreciada com um pedaço de pão.

Se você quiser experimentar algo diferente da culinária valenciana tradicional, pode ir a um lugar como o Ostrabar, onde o chef Quique Dacosta serve uma variedade de pratos únicos. O ambiente é casual e convidativo, e o serviço é amigável e atencioso. Além de servir algumas das tapas mais populares da cidade, o Ostrabar tem uma ampla seleção de vinhos e cavas, bem como embutidos, tábuas de queijo e montaditos (mini sanduíches).

5. Horchata

A bebida de escolha durante o inverno e o verão, a horchata (também conhecida como orxata em valenciano) é uma das bebidas não alcoólicas mais famosas da região. Feita a partir de chufas moídas (também conhecidas como amêndoas tigres), essa bebida é frequentemente servida gelada. Embora a horchata às vezes seja confundida com a horchata mexicana, que usa arroz, a versão espanhola tem raízes na cultura valenciana que remontam ao século 13.

A bebida é doce e refrescante, com uma textura semelhante ao leite. Pode ser servida como líquido, frapê ou misturada em alimentos, como um smoothie ou sorvete. As nozes chufa são cultivadas localmente e são consideradas um produto especial da região, tendo recebido o status de Denominação de Origem. Elas são ricas em fibras e uma boa fonte de ferro. Também são conhecidas por ajudar a regular o fluxo intestinal e acredita-se que sejam uma das razões pela qual os habitantes de Valência têm algumas das maiores taxas de expectativa de vida do mundo!

Durante a primavera e o verão, não é incomum ver famílias sentadas do lado de fora de uma horchateria local, aproveitando um copo gelado. É uma bebida popular para todas as idades.

Os melhores lugares para experimentar horchata em Valência são os negócios familiares tradicionais que construíram seu sucesso com base na tradição e qualidade. L'Obrador de Bou é um ótimo exemplo de como esse tipo de abordagem pode proporcionar uma experiência memorável para os visitantes da cidade. Localizado próximo ao centro da cidade e ao Mercado Central, eles oferecem uma atmosfera aconchegante e servem suas deliciosas bebidas com fartons - biscoitos crocantes que são perfeitos para acompanhar um copo de horchata.